A contabilidade nos condomínios tem a importante função de administrar as obrigações, direitos e bens, dando ao síndico maior segurança e transparência na prestação de contas. O controle eficaz de toda a rotina administrativa do condomínio estreita o relacionamento entre as partes e colabora para uma melhor tomada de decisões.
Muitas são as particularidades que envolvem a contabilidade de um condomínio, entre elas pode-se destacar:
- Alteração de cadastro no banco;
- Emissão de boletos de taxas condominiais e taxas extras com sistema próprio;
- Controle da cobrança e da inadimplência;
- Folha de pagamento dos funcionários do condomínio;
- Pagamento dos devidos impostos;
- Elaboração de demonstrativos mensais;
- Relatórios gerenciais.
Além disso, o síndico precisa ter uma gestão do condomínio, garantindo que não será gerado passivo para o mesmo, mantendo sua responsabilidade civil preservada. Portanto, um pequeno erro, pode ocasionar grandes problemas, por isso a orientação de uma empresa especializada em Contabilidade para Condomínios faz-se necessária.