Notícias

26 jul

O Que Faz um Escritório de Contabilidade

Recorrer a uma assessoria contábil é uma condição essencial para que as empresas se adequem a legislação.

Apesar disso, alguns empresários, especialmente aqueles que estão iniciando a sua jornada empreendedora, acreditam que a atuação desse tipo de empresa se restringe a emissão de guias para o pagamento de impostos.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, nós publicamos este guia com todas as atividades que podem ser praticadas por um escritório de contabilidade. É válido explicar que os escritórios de contabilidade normalmente oferecem vários tipos de serviços; o cliente dispõe de autonomia para escolher aquele que melhor se adequa a sua necessidade.

Continue a leitura!

Abertura de empresas

As obrigações a que uma empresa está sujeita se iniciam já durante o processo de abertura. A contratação de uma assessoria contábil ajuda a minimizar transtornos causados por questões burocráticas.

Ademais, é responsabilidade do contador comparar as alíquotas de impostos e definir pelo modelo de tributação mais vantajoso para o cliente. Do mesmo modo, a assessoria contábil ajuda a estabelecer os indicadores financeiros que serão utilizados como parâmetro para a gestão do negócio.

Uma vez finalizado o processo de abertura, a intervenção de um contador traz impactos positivos durante todo o período em que o negócio estiver em atividade, como nas ocasiões em que forem necessárias alterações no contrato da empresa, dentre as quais mudanças relacionadas ao CNPJ, emissão de alvarás ou inscrição estadual.

Escrituração contábil

Dá-se o nome de escrituração contábil aos registros de todos os fatos que acontecem em uma empresa. Essas informações precisam ser armazenadas em ordem cronológica.

Muito além de registrar as movimentações financeiras e organizar livros fiscais, é preciso ter exatidão ao selecionar os documentos que atestem a veracidade das informações apresentadas.

Uma vez concluída essa etapa, é possível mensurar os débitos e créditos de uma organização no período analisado, apoiando-se na emissão de balancetes. O escritório de contabilidade também deve realizar a conciliação bancária, que consiste em um comparativo entre os saldos descritos nos controles internos com as transações bancárias efetivamente realizadas.

Setor de pessoal

Uma assessoria contábil também responde pelas questões relacionadas aos colaboradores da sua empresa e ajuda o empreendedor a ter uma dimensão exata a respeito dos custos com o funcionário, que não se restringem ao pagamento de salário.

É preciso arcar com o pagamento de impostos que incidem sobre a contratação, além de outras obrigações, como férias ou décimo terceiro. No ato da admissão, as atribuições do empregador se restringem unicamente ao processo seletivo e as providências para o exame médico.

As demais atividades são executadas pela equipe do escritório de contabilidade, incluindo-se aí todos as obrigações referentes ao registro do empregado, como a eventual obtenção de um número do PIS, passando pela regularização de todos os documentos e a inclusão no livro dos empregados.

Durante o período em que o contrato de trabalho estiver em vigência, um software possibilita um controle mais eficaz de todo o histórico do empregado, facilitando a emissão de relatórios com finalidades distintas. É possível obter informações sobre férias, licenças e percentual de ausências, por exemplo.

No desligamento, por sua vez, a assessoria contábil se encarrega dos cálculos para determinar o montante que o empregado tem direito a receber, bem como todas as demais providências que precisam ser tomadas para formalizar a saída, incluindo a assinatura de documentos.

Regularização da situação fiscal

Uma assessoria contábil cuida de todos os processos necessários para que a empresa se mantenha em situação regular com o fisco. Entre os serviços oferecidos, está a entrega e o preenchimento correto das chamadas obrigações acessórias, que serão enviadas aos órgãos competentes no prazo estabelecido por lei.

Quem opta pelo Simples Nacional, por exemplo, precisa enviar a Declaração de Informações Fiscais e Socioeconômica (DEFIS). Mensalmente, o contador solicita ao responsável pelo negócio algumas informações bancárias, como o saldo existente em contas da empresa.

Compete ao escritório de contabilidade também a tarefa de apurar quais são as tributações devidas por uma empresa, além de emitir e enviar as guias para os pagamentos dos respectivos impostos e taxas.

Durante a execução dessa atividade, o profissional deve realizar reavaliações constantes para se certificar de que a empresa optou pelo regime tributário mais adequado. Sempre de acordo com os princípios da ética e respeitando a legislação vigente, também é função do profissional de contabilidade encontrar alternativas para a redução da carga de tributos.

Mas a regularização fiscal também inclui outros deveres, como a obtenção de licenças, certidões, alvarás ou qualquer outro documento exigido para o funcionamento do negócio como um todo ou a realização de determinada atividade.

Soluções diferenciadas de acordo com a sua necessidade

Há de se registrar ainda o fato de que uma assessoria contábil também pode ampliar o seu portifólio de serviços, oferecendo soluções que vão ao encontro da necessidade de clientes específicos.

Um exemplo prático disso é a contabilidade de condomínios. O acompanhamento contábil das obrigações e fundos proporciona ao síndico maior transparência no momento da prestação de contas com os moradores.

Entre as vantagens da adesão a esse serviço, destacam-se um monitoramento mais eficaz dos índices de inadimplência, bem como a emissão de boletos por um sistema próprio, além de cuidar da folha de pagamentos dos funcionários e acompanhar o pagamento de impostos.

Do mesmo modo, as mudanças na legislação que regulamenta o trabalho doméstico agora exigem que o empregador discrimine não apenas o valor da remuneração, mas também os vencimentos e descontos. Uma assessoria contábil pode ser útil na emissão do E-Social Doméstico, além de sanar dúvidas de empregadores.

Por último, é válido ressaltar que uma assessoria contábil traz reflexos bastante positivos para a gestão da empresa. Os relatórios e documentos contábeis ajudam o gestor no processo de tomada de decisões, uma vez que fornecem um panorama sobre a sustentabilidade financeira do negócio.

Viu só quantos serviços podem ser executados por um escritório de contabilidade? Escolher uma empresa contábil de confiança é um excelente investimento. Entre em contato conosco caso queira saber mais sobre as soluções da JFC.


Voltar